Projeto Escola de Coluna

Escrito por Super User. Posted in Projetos

Objetivos

O objetivo é fornecer às pessoas conhecimento que traga benefícios para sua saúde no que diz respeito à sua coluna vertebral. Os “alunos” são pessoas que sofrem de problemas crônicos de dor nas costas e que geralmente são causados por mau uso da coluna vertebral e problemas de postura.

Os “professores” são profissionais especializados em diversas áreas da saúde e que irão transmitir de forma didática seus conhecimentos através de palestras, dinâmicas em grupo e treinamento com correção postural.

Estes profissionais são médicos, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, professores de educação física, de dança, etc. com o único objetivo de ajudar e informar aos pacientes com dores vertebrais crônicas, na tentativa de minimizar seus sofrimentos.

O curso é constituído de 20 aulas, algumas teóricas e outras práticas, dadas em 8 dias. Cada aula teórica abrange algum tema específico como, por exemplo: anatomia da coluna vertebral, cuidados com a saúde e alimentação, posturas em casa, no trabalho, etc. As aulas práticas constam de exercícios, relaxamento, dança, e treinamento de posturas.

Cada pessoa que for freqüentar a Escola de Coluna deve passar por uma avaliação médica prévia e por outra após o término das aulas. A primeira avaliação tem por finalidade descartar qualquer doença grave que impeça a pessoa de freqüentar a Escola de Coluna, e a segunda, de verificar os resultados, ou seja, se a Escola modificou algum aspecto da vida do indivíduo que a freqüentou. É programado um novo encontro após seis meses para avaliarmos novos episódios de dor e sua intensidade, número de consultas ao médico e/ou realização de tratamentos em fisioterapia, acupuntura, etc..

Quem pode freqüentar a Escola de Coluna?

Escola de Coluna tem por objetivo educar, por isso é dirigida a qualquer pessoa interessada ou que necessite adquirir conhecimentos sobre a sua coluna vertebral, sobre quais são as coisas que ela pode e não pode fazer, mas principalmente, àquelas pessoas com problemas crônicos de dores nas costas.