• bartri
  • bfibro
  • boste
  • bosteop

Geralda Sá integra o novo conselho de Gestão Participativa do INTO

Publicado em 10 de Setembro de 2013

A psicóloga e diretora técnica do Gruparj Petrópolis, Geralda Sá, tomou posse, na segunda-feira (02/09), como novo membro do Conselho de Gestão Participativa do INTO - Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia.

O INTO é uma instituição especializada em atendimento cirúrgico e não presta serviços de emergência. Criado em 1994, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia atende exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no tratamento de doenças e traumas ortopédicos, de média e alta complexidade.

P1040019

P1040021

P1040023

P1040027


Exames em campanha de prevenção às hepatites B e C

Publicado na Tribuna de Petrópolis

14/08/2013

 Marco Oddone

Foto de Marco Oddone

Redação Tribuna. O Grupo Hepatocerto de Apoio a Portadores de Hepatite C de Petrópolis e o Grupo de Pacientes Artríticos de Petrópolis (Gruparj) promoveram ontem uma campanha de prevenção à Hepatite B e C, com apoio da Fiocruz. A ação teve início às 8h e até às 15h atenderam cerca de 240 pessoas, informou Pedro Paulo Wilbert, membro do Hepatocerto.

A médica Kycia Maria Rodrigues do Ó explicou que o trabalho é preventivo, frisando que “se a hepatite for detectada cedo é mais fácil de tratar”, lembrando que é uma campanha do governo. Durante a coleta do material para exame de hepatite B e C, a pessoa que quisesse podia fazer também o exame de HIV e ter o resultado no mesmo dia.

Outra ação da campanha é o teste de resposta à vacina da hepatite B que será feito pela Fiocruz e que na avaliação da médica é fundamental para os trabalhos de prevenção. Kycia Maria disse ainda que a vacina contra hepatite B deve ser aplicada preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento.

A campanha aconteceu apenas ontem, mas de acordo com a médica deve ser feita mais vezes ao longo do ano para prevenção da doença.

Leia mais

 

Gruparj Petrópolis na luta contra a Hepatite

Cartaz Hepatite Corrigido

O Gruparj Petrópolis e o Hepatocerto, com o apoio da Fiocruz e do laboratório Baffi, vão realizar na terça-feira, 13 de agosto a campanha gratuita para detecção das hepatites. O horário de realização será das 09h às 16h.

A testagem é bem simples – uma rápida picada no dedo para coleta de uma gota de sangue que, colocada em um aparelho emite o resultado em 15 minutos.

A Iniciativa faz parte dos movimentos globais organizados em torno da Campanha Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.

Local: Gruparj Petrópolis, rua Monsenhor Bacelar, 589 – Centro

Horário: 09h às 16h

Exame é Gratuito

Hepatite e as doenças reumatológicas

"A importância do diagnóstico da hepatite C está no fato de que a mesma pode ter como primeira manifestação a alteração reumatológica que só serão estabilizadas com o tratamento da Hepatite C"

Dra.Wanda Heloisa 




III Congresso nacional para Portadores de Doenças Reumáticas é realizado em Petrópolis

XIII Encontro médico Social 19 de 156

Realizados nos dias 11 e 12 de Julho, pelo Grupo de Pacientes Artríticos do Rio de Janeiro em Petrópolis, o XII Encontro Médico Social para Portadores de Doenças Reumáticas e o III Congresso Nacional Portadores de Doenças Reumáticas, reuniram em torno de 300 participantes.

Foram dois dias de palestras e diálogo em torno do tema central “Compartilhando e Refletindo sobre as Doenças Reumáticas”, segundo Dra. Wanda Heloisa Ferreira, idealizadora do evento, o Congresso teve como objetivo a educação através da interação médico e paciente. “Com esse Encontro nossa intenção foi promover um intercâmbio de conhecimento entre médicos e pacientes para melhorar a qualidade de vida dos portadores de patologias reumáticas”, ressalta Dra. Wanda.

A abertura do Congresso contou com a participação do especialista em Artrite Reumatoide, Dr. Geraldo Castelar, do presidente da SORES, Dr. José Pereira Santos, a psicóloga Violeta Gamerman, da presidente do Healthy Motivation, Amye Leong, da Dra. Helenice Teixeira, da Dra Izilda Peres Penteado e do Adriano Felix da ANAPAR.

A primeira mesa de palestras abordou temas focados na motivação do paciente,   cuidados com a beleza, autoestima e espiritualidade. Em cada uma das palestras se ressaltou importância da próatividade do paciente no tratamento, através do cuidado holístico da saúde – cuidando do corpo e, principalmente das emoções para a eficácia do tratamento.

Um das falas foi a do Dr. Geraldo Castelar, sobre a importância do tratamento precoce na artrite. Ao longo da palestra foi enfatizado sobre a importância da difusão de informações sobre as doenças reumáticas para que o paciente possa ser encaminhado rapidamente ao reumatologista.

XIII Encontro médico Social 2 129 de 433

No último dia de Congresso tivemos a presença do presidente do SRRJ, Dr. Evandro Klumb, Dra. Blanca Elena Bica Dra. Sheila Knupp Oliveira – UFRJ e a Dra. Laura Mendonça, da Presidente do GRUPAES, Dra. Ana Paula Gianórdoli, da Perita psiquiatra da Justiça Federal, Dra Juliana Garbayo. As palestras foram focadas em patologias reumáticas, como: gota, lúpus sistêmico, osteoporose e na reumatologia pediátrica. Além dos novos tratamentos medicamentosos e a eficácia da suplementação de cálcio e vitamina D.

O reumatologista Evandro Klumb, em sua palestra, salientou a importância da responsabilização da pessoa portadora de doença reumática em buscar informações e nutrir um estilo de vida saudável e disciplinado, pois o “paciente é o principal responsável por sua saúde”. Reafirmou também que, associações e iniciativas como a do Gruparj Petrópolis são essenciais para a efetividade e sucesso no tratamento do paciente.

Comemoração dos 12 anos do Gruparj Petrópolis

XIII Encontro médico Social 99 de 156

O Encontro Médico Social fechou com uma confraternização com os participantes em comemoração aos 12 anos do Gruparj Petrópolis e com a apresentação do Grupo de Dança Cigana da terceira idade.

Mais fotos do III Congresso

XIII Encontro médico Social 2 96 de 433

XIII Encontro médico Social 2 44 de 433

XIII Encontro médico Social 2 54 de 433

XIII Encontro médico Social 2 70 de 433

XIII Encontro médico Social 2 3 de 433

XIII Encontro médico Social 2 117 de 433

XIII Encontro médico Social 2 422 de 433

XIII Encontro médico Social 2 372 de 433

XIII Encontro médico Social 2 399 de 433

XIII Encontro médico Social 2 106 de 433

XIII Encontro médico Social 43 de 156

Gruparj Petrópolis vai realizar uma Feijoada Beneficente

Feijoada-2

No domingo (09) de junho, o Gruparj Petrópolis convida amigos e colaboradores para participar de uma deliciosa Feijoada Beneficente. O objetivo do evento é angariar recursos financeiros para a instituição. 

Ao participar do almoço você contribuirá com a causa do Gruparj Petrópolis, que visa: orientar, educar e mobilizar a sociedade para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoces e da reabilitação dos portadores de doenças reumáticas. 

Aproveite a oportunidade, convide família e amigos.