O 18Encontro Médico Social Sobre Doenças Reumáticas aconteceu nos dias 11 e 12 de julho em Petrópolis – RJ e reuniu em torno de 350 participantes, entre médicos, profissionais de saúde, pacientes e associações. Organizado anualmente pelo Instituto Gruparj Petrópolis – Grupo de Pacientes Artríticos do Rio de Janeiro em Petrópolis, o Encontro é um evento sócio educativo com abrangência nacional.

O evento tratou sobre temas em torno das inovações no tratamento, na relação médico/paciente, como também, questões relacionadas a qualidade de vida do paciente com patologias reumatológicas.

Presente na cerimônia de abertura do Encontro, a Secretária de Saúde, Fabíola Heck falou sobre as redes de atenção a Saúde e salientou a importância do novo convênio entre a prefeitura e o Gruparj com objetivo de ampliar o atendimento através da rede pública e a criação do Centro de Terapia Assistida para atendimento especializado aos pacientes que fazem uso de tratamento com imunobiológicos e precisam de acompanhamento periódico. “Com essa parceria, vamos intensificar a capacitação e estabelecer mais uma porta de entrada para os atendimentos dos usuários da rede pública”, aponta a secretária de saúde.

O presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Dr. José Roberto Provenza e o Presidente da Sociedade de Reumatologia do Rio de Janeiro, Dr. Dante Bianchi estiveram presentes no Encontro Médico Social. Dr. Provenza falou da visão atual da SBR sobre as associações e ressaltou a importância do Encontro Médico Social, “o trabalho realizado pelo Gruparj Petrópolis tem um benefício incalculável para o paciente” e frisou o compromisso da Sociedade Brasileira, “nessa nossa gestão vocês (pacientes) são prioridade para todos nós”.

A décima oitava edição do Encontro Médico Social Sobre Doenças Reumáticas trouxe uma discussão importante para os pacientes, a Decisão Compartilhada como um novo modelo de atendimento em Saúde que foi ostensivamente discutida no painel comandado pelo Dr. Dante Bianchi, Presidente da SRRJ, juntamente com outras especialistas no assunto, Dra. Mirhelen Mendes de Abreu, Dra. Wanda Heloisa Ferreira e Arsisete Saraiva, Presidente da ANDAR em Portugal. “A decisão compartilhada é um tema inovador e vai muito além de informar. Educar e informar fazem parte do processo, mas a decisão compartilhada é uma mudança de comportamento do paciente ” afirma Dra. Mirhelen Mendes de Abreu-UFRJ.

Os painéis seguintes trataram sobre a qualidade de vida dos pacientes, Emagrecimento, Saúde e Beleza dirigido pela Dra. Geralda Sá e Doenças da atualidade: ansiedade, depressão no idoso e síndrome do pânico, dirigida pela Dra. Blanca Bica-UFRJ.

Outros palestrantes presentes foram o Dr. Carlos Augusto Andrade, diretor científico da SRRJ, Dra. Laura Mendonça da UFRJ, Dra. Elisa Albuquerque, UERJ, o Dr. João Andrade Sales, médico no INTO e Márcia Gerhardt do Instituto DeFleur.

Empenhada em realizar o evento há 18 anos, Dra. Wanda Heloisa Rodrigues – Presidente do Gruparj Petrópolis afirma está realizada, “Mais um ano alcançamos nosso objetivo ao oferecer um ambiente de aprendizado, onde as pessoas com doenças reumáticas tiveram oportunidade de tirar suas dúvidas e conversar com diversos médicos especializados, assim como os profissionais de saúde também aprenderam ouvindo as demandas dos pacientes. Essa troca de conhecimento é que buscamos quando realizamos o Encontro Médico Social”.

Fechamos o 18o. Encontro Médico com o desafio do presidente da Sociedade de Reumatologia do Rio de Janeiro, Dr. Dante Bianchi, que ressaltou que o Encontro Médico Social é um trabalho fundamental para pacientes e precisa ser replicado em outras cidades do estado do Rio de Janeiro, “Primeiro agradecemos que acontece em Petrópolis, mas o que a gente pode fazer para repetir em outros lugares […] Então, fica aí o desafio para os próximos dezoito anos”.

Para finalizar o evento foi realizada no Petropolitano Football Club uma grande festa em comemoração aos 18 anos do Instituto Gruparj Petrópolis com a presença dos associados, empresas parceiras, mantenedoras, autoridades e da sociedade que conhecem e reconhecem o trabalho desenvolvido pela Instituição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *