Redação Tribuna. O Grupo Hepatocerto de Apoio a Portadores de Hepatite C de Petrópolis e o Grupo de Pacientes Artríticos de Petrópolis (Gruparj) promoveram ontem uma campanha de prevenção à Hepatite B e C, com apoio da Fiocruz. A ação teve início às 8h e até às 15h atenderam cerca de 240 pessoas, informou Pedro Paulo Wilbert, membro do Hepatocerto.

A médica Kycia Maria Rodrigues do Ó explicou que o trabalho é preventivo, frisando que “se a hepatite for detectada cedo é mais fácil de tratar”, lembrando que é uma campanha do governo. Durante a coleta do material para exame de hepatite B e C, a pessoa que quisesse podia fazer também o exame de HIV e ter o resultado no mesmo dia.

Outra ação da campanha é o teste de resposta à vacina da hepatite B que será feito pela Fiocruz e que na avaliação da médica é fundamental para os trabalhos de prevenção. Kycia Maria disse ainda que a vacina contra hepatite B deve ser aplicada preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento.

A campanha aconteceu apenas ontem, mas de acordo com a médica deve ser feita mais vezes ao longo do ano para prevenção da doença.

Publicado na Tribuna de Petrópolis | 14/08/2013 | Foto de Marco Oddone

Leia mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *