Encontro 2015 geral 2

O XIV Encontro Médico Social, organizado pelo Grupo de Pacientes Artríticos do Rio de Janeiro em Petrópolis, em parceria com a SBR, a SRRJ, Sociedade Médica de Petrópolis e a ANAPAR, aconteceu nos dias 16 e 17 de julho. Reuniu em torno de 250 pessoas entre profissionais da saúde, estudantes, pacientes e a sociedade em geral para dialogar sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com doenças reumáticas, novidades no tratamento e qualidade de vida.

De forma dinâmica e multidisciplinar o Encontro trouxe oportunidade de diálogo em torno do tema central, “Meu corpo, minha responsabilidade”. Segundo a presidente do Gruparj Petrópolis, Dra. Wanda Heloisa, o evento abordou temas que reforçaram o objetivo do trabalho realizado pela instituição “Não focamos só na doença, focamos na educação para a saúde e qualidade de vida”.

A necessidade de intensificar trabalho em parceria entre governo, profissionais de saúde e pacientes, trocando informações e compartilhando a responsabilização para o sucesso do tratamento nas doenças reumáticas, foi destacado pela Dra. Wanda Heloisa durante a abertura oficial do evento. Discurso que foi consolidado pelas palavras do Presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Dr. Cesar Baakline e pelo Secretário de Saúde de Petrópolis, Dr. André Luiz Pombo que ressaltaram a importância da parceria com o Gruparj para a continuidade do desenvolvimento do trabalho realizado em prol dos pacientes reumáticos em Petrópolis e no Brasil.

Na abertura do congresso, tivemos a presença do Secretário de Saúde de Petrópolis, Dr. André Luiz Pombo; Dr. Cesar Baakline – Presidente da SBR; Dr. José Verztman – Presidente da SRRJ, reumatologistas, Dr. Jozélio Freitas de Carvalho – Hospital Aliança, Salvador; Dra. Helenice Gonçalves – Secretaria de Saúde, Brasília; Dr. Ricardo Garcia; Dr. Carlos Eugênio Parolini – Universidade Federal de Uberlândia, MG; Dr. Ricardo Garcia – ClapBio, RJ e da fisioterapeuta Dr. Mara Oliveira Accon – Petrópolis.

As mesas de diálogos abordaram temas variados relacionados a atualizações nos tratamentos e diagnósticos. Em cada uma das palestras se ressaltou a importância da responsabilidade e próatividade do paciente no tratamento, através do cuidado holístico da saúde – cuidando do corpo e, principalmente das emoções para a eficácia do tratamento.

No encerramento tivemos a presença do Presidente do Grupo Otimismo, Carlos Varaldo, que trouxe uma palavra de incentivo e desafios aos participantes a usarem sua voz em prol da causa dos reumáticos, “não se pode ficar calado, vocês precisam se fazer ouvidos pela sociedade” afirmou Sr. Varaldo. Em seguida, tivemos a palestra sobre Fibromialgia com o reumatologista Jozélio Freire de Carvalho e a palestra esclarecedora sobre a Farmacovigilância com Ana Paula Grazinoli, farmacêutica do setor de medicação de alto custo do Centro de Saúde de Petrópolis.

A psicóloga Geralda do Nascimento Sá foi responsável pelo tema do Encontro Médico e de forma criativa ressaltou a importância de utilizar ferramentas para administrar a consciência corporal para evitar desgastes e contribuir para que se mantenha com o corpo saudável. Dr. Carlos Eugênio Ribeiro Parolini e Dr. Ralph Penteado fecharam o Encontro com chave de ouro com suas falas sobre a Dor e cérebro e Como envelhecer sem ficar velho.

O XIV Encontro Médico Social foi encerrado ao som do Coral Pró-Tempore e um coquetel para todos os participantes.

XIV Encontro 201515  XIV Encontro 20154 XIV Encontro 2015 6 XIV Encontro 2015 5  Encontro 2015 16 DSC01319

Encontro 2015 1

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *