Petrópolis sediou nos dias 31/07 e 01/08 o XIII Encontro Médico Social para Portadores de Doenças Reumáticas, realizado pelo Gruparj Petrópolis. Estiveram presentes cerca de 400 participantes do Brasil e um conferencista de Portugal. Foram dois dias debatendo e compartilhando sobre as diversas áreas da reumatologia.

Para responder aos desafios enfrentados pelos portadores de patologias reumáticas, o encontro defendeu o tema “Conhecimento em Saúde movimenta a vida”. O formato dinâmico do evento reuniu pacientes e profissionais, em mesas de debates e palestras abertas, com objetivo de orientar e oferecer interação entre reumáticos e especialistas de diversas áreas da saúde.

Para Wanda Heloísa, presidente do Gruparj Petrópolis o encontro tem o foco na conscientização e responsabilização dos portadores quanto ao tratamento, “Não basta ter informação, pesquisar na internet, o paciente precisa ser sensibilizado a mudar seu comportamento frente a sua doença”. afirma Wanda

Palestra e discussão: educação como tratamento

A programação do evento contou com dezesseis especialistas entre palestrantes e presidentes de debates. A abertura do Congresso teve a participação do especialista em reumatologia, Dr. Evandro Klumb, em dermatologia, Dr. Roberto Souto, em geriatria, Bernardo Loures do Valle. Do presidente do Grupal João Matias Thedy Neto, da ativista Valdineia Nascimento de Araújo, da presidente da A.N.D.A.R de Portugal ArsiseteSaraiva, da presidente da ANAPAR Nilma Rodrigues e da presidente do Gruparj Petrópolis Wanda Heloísa.

No primeiro dia as palestras trataram sobre lúpus sistêmico, alterações cognitivas no envelhecimento, exercício físicos para artríticos e o papel das instituições que advogam as causas dos reumáticos. Um diferencial este ano foi a abordagem do mesmo tema por profissionais de especialidades distintas. Como foi tratada a temática sobre o lúpus sistêmico e suas perspectivas, debatido por dois vieses da medicina, do ponto vista reumatológico e o dermatológico.

No último dia de encontro tivemos a presença dos farmacêuticos da secretaria municipal de saúde, Marco Antônio da Rocha e Ana Paula Grazinoli, da nutricionista Gisele Seabra – FASE, da reumatologista Elisa Albuquerque – UFRJ, da Presidente do GRUPAES Ana Paula Gianórdoli, da psicóloga Geralda do Nascimento Sá, do presidente da Sores José Roberto Pereira. As palestras foram focadas no valor do farmacêutico na equipe de saúde e sobre os cuidados com relação à conservação e descarte dos medicamentos, alimentação anti-inflamatória e obesidade. Como áreas de extrema relevância para o sucesso no tratamento da pessoa com doenças reumáticas, as áreas psicológica e emocional foram abordadas através de temas sobre perdão como estratégias de tratamento e as questões relacionadas as dores na alma.

Desde o início do evento cada palestra visou aproximar as pessoas com doenças reumáticas do conhecimento em saúde para qualidade de vida. Cada mesa foi elaborada para discutir temas relacionados a questionamentos reais vividos no cotidiano dos pacientes.

“O evento superou as expectativas. Como participantes seguimos toda programação, ouvindo especialistas sobre os temas apresentados. O evento foi uma ótima oportunidade de crescimento”, afirma a participante Carla Marques, ativista da causa dos portadores de psoríase no Rio de Janeiro. 

22 Segunda Mesa de debates com os farmcêuticos, Marco Antônio da Rocha e Ana Paula Grazionoli
Segunda Mesa de debates com os farmcêuticos, Marco Antônio da Rocha e Ana Paula Grazionoli
22 Dr. Bernardo Loures do Valle
Dr. Bernardo Loures do Valle
22 Arsisete Saraiva - Presidente da A.N.D.A.R | Portugal
Arsisete Saraiva – Presidente da A.N.D.A.R | Portugal
22 01 Encontro de reumatologia reuniu pacientes e profissionais da saúde (2)
Estiveram presentes cerca de 400 participantes

22 Encontro de reumatologia 22 05 Encontro de reumatologia22 03 Encontro de reumatologia
 22 Palestrantes da primeira mesa de debates do evento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *