Diante da pandemia, o tradicional evento realizado anualmente pelo Instituto Gruparj Petrópolis que reunia paciente e profissionais de saúde ocorreu em formato diferente.

Nos dias 23 e 24 de julho, o 19º Congresso sobre Doenças Reumáticas que inicialmente seria presencial aconteceu online, permitindo que pacientes e profissionais de saúde todo o Brasil e também de outros países tivessem acesso ao conteúdo. O evento reuniu cerca de 600 participantes e contou com a participação do presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Dr. José Provenza e do presidente da Sociedade de Reumatologia do Rio de Janeiro, Dr. Dante Biachi.

De forma gratuita, os participantes tiveram acesso à conteúdos relacionados aos mitos e verdades sobre Medicações biológicas e biossimilares (Dr. Vanderílio Feijó – PR), Osteoporose (Dra. Laura Mendonça – RJ), Lúpus (Dra. Natalie David – SP) e sobre As alterações emocionais nos pacientes reumáticos em tempos de isolamento social (Dra. Geralda Sá – RJ), além do mediador (Dr. Jozélio de Carvalho – BA).

No segundo dia, o painel reuniu lideres de algumas associações de pacientes, Marta Azevedo – Garce (CE), Priscila Torres – Asopan (Panamericana), Ana Lúcia Marçal – GruparRP (SP) e Izabel Oliveira – ALUREUSinos (RS) para conversar sobre a relevância de suas ações no apoio às pessoas com doenças crônicas e como se lançaram no ambiente virtual para se manterem atuantes e oferecer suporte aos pacientes durante a pandemia.

Destaca-se também a participação do norte-americano, Seth Ginsberg, presidente da associação CreakyJoints, apresentando um panorama da situação dos pacientes reumáticos nos Estados Unidos e como a instituição presidida por ele, tem apoiado os pacientes desassistidos pelo sistema de saúde no país. “Nossas associações devem ser um lugar de apoio para os pacientes que já sofrem tanto com a doença reumática, nosso papel é ser um ambiente de acolhimento e suporte para quem nos procura” encoraja, Seth Ginsberg.

Com o sucesso do Congresso Online, o Instituto Gruparj Petrópolis já antecipou que podem surgir outros projetos nos próximos meses. “Pelos bons resultados que obtivemos com esse congresso, estamos planejando a utilização desse novo modelo para outros eventos de cunho educacional e de conscientização”, afirma Dra. Wanda Heloisa Ferreira, presidente do Instituo Gruparj Petrópolis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *